sexta-feira, 25 de março de 2011

Esperança

Esperança


De todas as virtudes a esperança é aquela que mais importante é para a vida. Porque sem ela quem se atreveria a começar uma qualquer actividade, a iniciar um qualquer empreendimento? Quem teria a coragem de enfrentar o futuro obscuro, incerto, imprevisível?
……… A vida consiste exactamente nisto, no revelar do possível, no abrir do horizonte do futuro. O horizonte é a vida.
……… A vida é construída sobre a possibilidade de acção no futuro e, por conseguinte, sobre a esperança. A vida, na sua natureza profunda, é acesso à esperança.
……… A esperança provém do desejo. Do desejo de amor, do desejo de nos exprimirmos, do desejo de liberdade. E quanto mais forte é este desejo e, ao mesmo tempo, enraizado, maior é a capacidade da esperança para transfigurar o futuro, de o apresentar radioso, infinitamente desejável. E tem o poder de acalmar o nosso coração, de sossegar as nossas ânsias, de tornar suportável o presente e de reforçar a nossa vontade de lutar para concretizar aquilo que desejamos.
……… O que fazemos quando enfrentamos um problema, quando planeamos uma acção? Imaginamos situações possíveis, situações futuras que desejamos atingir, e exploramos com o pensamento e a imaginação os caminhos para conseguir chegar-lhes. Se não tivéssemos a esperança de poder alcançar a meta, não começaríamos sequer a procura. Nós pensamos no possível porque esperamos podê-lo realizar. A esperança é o alicerce do pensamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário