sábado, 26 de março de 2011

Saudades de ser criança..


Saudades de ser criança...


Quem não se recorda dos seus velhos tempos de infância?


Como qualquer pessoa, eu também tenho as minhas vivências de criança, as minhas recordações, e que saudades que tenho delas!

Lembro-me de andar na rua a brincar com rapazes e raparigas, fosse verão ou inverno, dia ou noite, sem telemóveis, sem medos, livre que nem um passarinho...

Agora já não existe esta liberdade, as crianças de hoje, a meu ver, são tristes, não podem sair de casa sem estarem acompanhas por adultos, crianças de 6/7 anos já andam de telemóvel na mão, chegam a casa é playstation, xbox, computadores, etc, etc...

Quantas vezes subi e desci eu uma rampa, tipo downhill dos putos (lol), na minha bicicleta, quantas vezes caí eu dessa rampa abaixo, enrolada na bicicleta... chegava a casa branca como a cal da parede mas se me perguntassem o que é que eu tinha, dizia sempre que não tinha nada, não fosse ficar de castigo... hehehehe

Quantas vezes andei eu dentro das poças de água a apanhar girinos, chegava a casa com água e lama até ao pescoço e nos bolsos uns quantos girinos... Era ouvir ralhar da minha tia e ir a correr para a banheira antes que ela viesse de lá de mão esticada para mim... :P

Quantas vezes andei eu às libelinhas no meio de ervas onde mal me via...

Quantas vezes apanhei eu grilos, guardei-os em caixas de fósforos e depois alimentáva-os com bocadinhos de alface...

Quantas vezes subi amoreiras para apanhar as mais tenras folhas para alimentar a minha criação de bichos-da-seda que não parava de crescer dentro da caixa de sapatos...

Quantas vezes saltei descalça sobre uma fogueira...
Quantas vezes fui tomar banho para o rio, sem que a minha tia soubesse também pois claro, o pior era conseguir levar de casa o fato-de-banho ou biquini sem que a minha tia percebesse mas pronto, à falta de fato-banho era mesmo com cuecas depois tería de me enxugar ao sol antes de ir para casa...

Quantas vezes caí, quantas vezes me levantei, quantas vezes corri, quantas vezes fugi (hehehehe)...

Quantas vezes saltei ao elástico, à corda e ao eixo...
Quantas vezes brinquei às casinhas, ao berlinde, ao mata, ao lenço, cabra-cega, ao macaquinho chinês, às estátuas, às escondidas, ao meio, ao pisa, à apanhada, ao limoeiro, à sardinha, às cartas, à macaca, às grandes corriadas e ao bate-pé (:P)...
Nem sei responder quantas vezes fiz todas estas coisas e outras que tais... brincadeiras que se perderam no tempo, infelizmente...

Se hoje perguntarmos a uma criança que jogos são estes e que tipo de aventuras são estas, ficam a olhar para nós com ar de quem não sabe o que está a dizer.

Fui muito feliz durante a minha infância, cresci na rua e com a rua, lá descobri os meus limites, lá descobri o que a vida tem de melhor, o correr, o saltar, o ser-se livre de medos e obrigações... quem me dera poder voltar atrás e passar por tudo outra vez...

Por vezes bate-me esta saudade, saudade de ser criança, de ser pura com toda a minha inocência, enfim... de ser criança...

Quando somos crianças não vemos a altura de ser adultos, em adultos daríamos tudo para voltar a ser crianças...

Sem comentários:

Enviar um comentário